EDITAL FESTIVAL DE CULTURA: Exposição de fotos de figurinos e montagens de óperas do Coral da UFU
Nome do(s) artista(s) ou agente(s) cultural(is) responsável(is): Tudo sob a liderança da maestrina Edmar Ferretti, soprano de renome internacional e um verdadeiro baluarte da música clássica brasileira, que foi a primeira artista a montar uma ópera em Uberlândia.
Desde a sua primeira ópera, “Cavalleria Rusticana” (Mascagni), ao debut de “Pedro Malazarte” (Guarnieri), com o compositor sentado na plateia assistindo à primeira récita de sua obra, o Coral da UFU produziu e apresentou 15 óperas.
Sinopse da atividade: Toda a exposição será exposta no site Wix. A exposição de fotos é uma forma de relembrar parte do trabalho realizado pelo Coral da UFU entre óperas e espetáculos cênico-musicais. A ópera é uma arte completa: temos canto, teatro e dança e a magia que ela nos proporciona é algo inigualável. Nos transportamos para o universo do belo e o resultado não podia ser diferente: o clássico em belas fotografias
Ficha técnica: Edmar Ferretti -Release
Formada em Canto e Piano pelo Conservatório H.Villa-Lobos e em Canto Orfeônico, pela Escola Caetano de Campos - São Paulo. Formou-se atriz na Escola de Arte Dramática da ECA-USP. Especializou-se em Canto e mise en scène em Genebra, Espanha e Portugal. Desenvolveu intensa carreira artística como cantora lírica e camerista, no Brasil e no exterior, nas décadas de 60, 70 e 80 e nos primeiros 5 anos de 1990, tendo sido considerada por Camargo Guarnieri sua melhor intérprete. Foi a primeira brasileira a executar a Recitante, em Alemão e em Português, da obra Pierrot Lunaire, de A. Schoenberg, em vários teatros de capitais do Brasil. Foi professora titular da Universidade Federal de Goiás, de 1970 a 1990. Na UFU, prestou concurso em 1981, ingressando como professora titular criando a área de Canto, no então DEFOM, e regente titular do Coral da UFU. Deu início ao Projeto A ópera no Triângulo, levando à cena, até 2009, quinze óperas e inúmeros espetáculos cênico-musicais. Em 25 de junho, após reger o Requiem, de Mozart, recebeu o título de Doutor Honoris Causa conferido pela Universidade Federal de Uberlândia. De 1981 a 2020, Edmar Ferretti desenvolve intensa atividade artística e pedagógica, coordenando e dirigindo montagens encenadas em Uberlândia, Uberaba, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e outros centros.